Buscar

A capacitação profissional e a empregabilidade


Antigamente, a maior satisfação das famílias brasileiras era ter o primeiro filho ou um deles com diploma do ensino superior e orgulho maior, quando um de seus membros passava em um concurso público, afinal, teria emprego e estabilidade vitalícios, além de um ótimo salário.

O tempo passou e em um mercado extremamente competitivo e altamente tecnológico, o diploma de um curso superior nem sempre é suficiente para se conseguir um trabalho nos moldes tradicionais, com “carteira assinada”. Quanto aos empregos públicos, poucos continuam atraentes.

Não é de hoje, que as empresas vêm buscando profissionais alinhados às novas tendências e com disposição a se manterem atualizados e preparados para os desafios que estão por vir. Logo, agregar qualificações e experiências ao seu currículo te levará um passo à frente de seus concorrentes. Sim, as pessoas que trabalham na mesma área que você já são ou serão seus concorrentes em algum momento. Portanto, é fundamental investir em cursos para melhorar sua qualificação profissional, se atualizar e se aprimorar, expandindo seus conhecimentos, para assim inserir-se rapidamente no mercado de trabalho.

Realizar um curso de capacitação profissional, além da aprendizagem e do conteúdo em si, do acompanhamento das exigências que se transformam dia a dia, traz novas responsabilidades e desafios, que farão de você uma pessoa e um profissional melhor. Sempre digo: “o mínimo que se aprende é de grande valia, você nunca terminará um curso da mesma forma que entrou”.

Ressalto a importância de se realizar um curso de nível superior (graduação ou tecnológico), todavia é sabido que dificilmente nessa modalidade consegue-se abranger todos os conhecimentos necessários para a prática da respectiva profissão. Ao longo do tempo, todo e qualquer profissional adquiri atribuições, conceitos e necessidades que se alteram em virtude de vários motivos e, ao se atualizar através de cursos de capacitação mantém sua capacidade de empregabilidade e de conquistar cargos e funções mais interessantes. “Terminei de estudar, agora vou só trabalhar”, não faz mais sentido. Estudar é uma atividade permanente e infinita; lembre-se disso.



Atualmente o mercado oferece uma diversidade de áreas de trabalho, com demandas muitas vezes inexistentes nos cursos de graduação, pós-graduação e MBA, o que gera insatisfação com os cursos e com o próprio mercado. Com a necessidade de especialização, de se recolocar profissionalmente, de iniciar ou mesmo redirecionar a carreira, pode surgir dúvida entre realizar uma graduação ou se dedicar a cursos de capacitação e atualização que visam a prática profissional e que em geral têm preços mais acessíveis, se comparados a cursos universitários, além do tempo de duração menor.

É importante e muito gratificante frequentar um ambiente escolar, seja de graduação, tecnológico, técnico, de aperfeiçoamento ou de capacitação profissional, visto que essa interação proporciona uma aprendizagem fora do comum, além de ampliar contatos, ou seja, conhecemos pessoas, o que pode propiciar oportunidades pessoais e profissionais, troca de conhecimentos e experiências, contribuindo para o nosso desenvolvimento, podendo resultar em uma recolocação profissional e a inserção rápida no mercado de trabalho.

Para a maioria de nós é um desafio se comunicar, administrar o tempo, planejar as atividades diárias e, com certeza aprendemos isso enquanto estudantes. A decisão de estudar deve ser um desejo pessoal e investir em cursos de capacitação profissional aumenta suas chances de ser reconhecido no ambiente de trabalho.

Atualmente ninguém está seguro profissionalmente, seja uma empresa, um executivo, um empregado, um empreendedor, portanto saber lidar com novos desafios e buscar novos conhecimentos são essenciais para a construção do currículo e de uma carreira promissora.

Enfim, se procuramos melhores oportunidades profissionais e salariais, é importante estarmos atentos aos cursos de especialização que contribuem para a nossa qualificação.

Os cursos de capacitação profissional são uma ótima opção, pois possuem uma metodologia prática, com carga horária ajustada à necessidade do indivíduo e que tem como objetivo a rápida inserção ao mercado de trabalho, além de proporcionar aprendizagem abrangente do tema abordado e valorizar o currículo profissional.

Decisões de mudança, em especial relacionadas ao nosso trabalho, são na maioria das vezes, difíceis e desafiadoras, entretanto vislumbrar seus benefícios e buscar aproveitá-los nos fará escolher corretamente, contribuindo para o nosso crescimento pessoal e profissional.

O conhecimento nos prepara para o enfrentamento de situações adversas e inesperadas. Ao fazer um curso de capacitação, temos a possibilidade de transformar informações em conhecimento e nos especializar na profissão que escolhemos.

Aprender diariamente é obrigação de todo o ser humano, então “bora” se capacitar para sermos “os profissionais”, independente do que escolhermos ser!

"Quanto mais aprendo, mais tenho certeza de que, o que sei, é apenas uma gota, diante do oceano do que ainda preciso aprender. "

- José Aparecido Barcelos

Magali Maldonado


Posts recentes

Ver tudo